Enfermagem Brasileira lamenta a morte do emérito Prof. Dr. Elioenai Dornelles Alves

Falece o maior nome da enfermagem contemporânea – Prof. Dr. Elioenai Dornelles Alves.



É com muito pesar que informo a morte do emérito Prof. Dr. Elioenai Dornelles Alves.

O professor do Departamento de Enfermagem Elioenai Dornelles Alves morreu no sábado 4, após agravamento de seu estado de saúde.  Ex-presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, o docente havia recebido em junho o título de professor emérito da Universidade de Brasília.

Educador nato, promoveu uma revolução no ensino com metodologias inovadoras e motivadoras.
Foi pioneiro na introdução do ensino à distância na área da ciências da saúde.
Defensor público da enfermagem brasileira, sempre foi voz ativa em fóruns e cargos onde a enfermagem pudesse ser representada.
Recebeu inúmeras títulos e premiações durante sua carreia na Enfermagem, sendo o título de professor emérito o marco final e o reconhecimento de seus grandes feitos pela educação Brasileira.

Quem pode conhecê-lo, se impressionava com sua capacidade pedagógica de promover em cada individuo o máximo potencial intelectual .

Com um dos maiores currículos da Enfermagem brasileira, foi exemplo e espelho na formação de gerações de enfermeiros.

O Brasil perde um dos maiores Enfermeiros, Prof. Dr.  Elioenai Dornelles Alves, que deixa um grande legado para educação.



Clique aqui é veja curriculo Lattes – CNPq
 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780101Y3


Segue abaixo “um breve” resumo de sua formação e conquistas acadêmicas:

PROFESSOR TITULAR na UNB e PESQUISA SÊNIOR no Departamento de Enfermagem e do PG Ciências da Saúde na Universidade de Brasília. Docente no ensino de graduação em Enfermagem  e de pós-graduação como PROFESSOR PERMANENTE no Programas de PG Ciências da Saúde (Mestre e Doutorado e Enfermagem , atuando como COLABORADOR nos PG Administração. Ministra as disciplinas Práticas Educativas em Ciências da Saúde, Filosofia da Ciência da Saúde, Metodologia Científica Básica, Metodologia da Pesquisa em Administração e Seminários Avançados em Administração;  Consultor da CAPES na área internacionall; , Membro efetivo da Sigma Theta Tau International, capítulo rho upsilon da EERP.USP, Consultor do INEP até 2010, Executor de projetos do FNS – MS e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Membro do conselho editorial de periódicos da área de saúde e enfermagem. Ex-Presidente da Câmara Técnica de Pesquisa do Conselho Federal de Enfermagem (2007-2009). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Promoção da Saúde, atuando principalmente nos seguintes ÁREAS TEMÁTICAS: POLITICAS E PRÁTICAS EM SAÚDE E ENFERMAGEM; GESTÃO DE POLÍTICAS PUBLICAS E CONTROLE SOCIAL. Em 2007 recebeu o Prêmio Excelência em EAD, no 13° Congresso Internacional de Educação a Distância, promovido pela ABED, 1° Lugar. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado) da Universidade de Brasília no período de 2009-4.1.2012. Coordenador atual do NESPROM – www.nesprom.unb.br e do LEPS com informações no mesmo site. Atual Editor Chefe da Revista Eletrônica GESTÃO E SAÚDE – www.gestaoesaude.unb.br Qualis B4 CAPES 2012. Em 2012 recebeu o PREMIO DESTAQUE EM PESQUISA No 18° Congresso Internacional da ABED, realizado em São Luis do Maranhão. Recebeu a HOMENAGEM À EXCELÊNCIA DA ENFERMAGEM BRASILIENSE 2014 do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal.
E  no dia 9 de junho de 2015 recebe o Título de Professor Emérito pela Universidade de Brasília.

Gostou? Faça um comentário!